Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Astronautas preparados para tudo

Os sete tripulante do vaivém espacial Discovery já estavam prontos para o lançamento, no Cabo Canaveral, na Florida (EUA), previsto para ontem às 21h51 em Lisboa, quando a missão foi subitamente interrompida por uma avaria nos sensores de combustível.
14 de Julho de 2005 às 00:00
Tripulação do Discovery estudou todos os planos de segurança
Tripulação do Discovery estudou todos os planos de segurança FOTO: Eliot J. schechter/EPA
A nave será comandado por uma mulher, Eileen Collins, que já participou em outras três viagens espaciais – duas como comandante. Já para o piloto James Kelly, esta é a segunda missão. A bordo navegam também o japonês Soichi Noguchi e quatro americanos, Charlie Camarda, Stephen Robinson, Andy Thomas e Wendy Lawrence. Todos preparados para entregar quipamento de abastecimento e manutenção da Estação Espacial Internacional.
Os astronautas estão preparados para tudo. Entretanto, a Nasa sabe que não pode dar margem para que aconteça algum erro. A segurança e os planos de contingência foram ensaiados até á exaustão. Os tripulantes receberam informação de como reparar avarias na máquina. Tudo foi pensado de forma a evitar nova tragédia, do vaivém Columbia (idêntico ao Discovery) se ter desintegrado, há dois anos e meio, quando entrava na atmosfera terrestre, no final da missão. No entanto, os perigos são ainda muitos e os engenheiros da NASA querem jogar pelo seguro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)