Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

ATAQUE À PORTA DA ZONA VERDE

Um duplo atentado suicida, com recurso a carros armadilhados, destruiu este sábado uma esquadra de polícia situada numa das entradas da chamada Zona Verde em Bagdad, área fortificada onde estão entrincheirados o comando militar da Coligação e o governo interino do Iraque.
4 de Dezembro de 2004 às 17:29
As explosões foram sentidas em toda a zona central da capital iraquiana, eram cerca das 09h30 deste sábado (06h30 em Lisboa). Segundo testemunhas oculares, os terroristas aproveitaram a passagem de uma viatura policial, para detonar os carros armadilhados no momento em que os portões se abriram. O ataque provocou pelo menos 7 mortos e 57 feridos.
A violência das explosões foi tal que a esquadra ficou completamente arrasada e 35 automóveis, 17 dos quais da polícia iraquiana, ficaram destruídos. Um dos veículos armadilhados - ou o que restou do chassis - foi projectado para cima do telhado de uma casa próxima.
Também este sábado, um suicida detonou um automóvel armadilhado junto a um autocarro que transportava milicianos curdos em Mosul, Norte do Iraque. A explosão matou o terrorista e sete passageiros no autocarro e foi seguida de um tiroteio intenso entre resistentes armados e militares norte-americanos, situação que se repete pelo segundo dia consecutivo naquela cidade.
Em incidentes separados, também este sábado, um soldado norte-americano morreu e outro ficou ferido em consequência da explosão de uma bomba à passagem dio veículo onde seguiam, perto de Baquba. Um outro ataque idêntico, mas em Bagdad, matou um soldado e feriu outros cinco. Ontem, um ataque com um carro armadilhado próximo da fronteira Iraque-Jordãnia matou dois soldados da Coligação e feriu outros cinco. Sobre este incidente não foram referidas as nacionalidades das vítimas.
Num balanço até ao meio-dia eleva-se já a 991 o número de soldados norte-americanos mortos no Iraque desde o início da guerra. Cerca de 300 morreram em consequência de ataques com bombas colocadas à beira de estradas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)