Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

ATAQUE PALESTINIANO MATA DOIS ISRAELITAS

Dois soldados israelitas morreram depois terem sido alvejados por um palestiniano, quando vigiavam um bloqueio de estrada na Cisjordânia. Na Faixa de Gaza registaram-se novos confrontos ao longo desta terça-feira, que vêm minar os últimos esforços desenvolvidos no sentido de promover um cessar-fogo.
18 de Novembro de 2003 às 21:00
Segundo um responsável das forças israelitas na Cisjordânia, o palestiniano abordou os militares do bloqueio numa estrada perto de Belém esta manhã e disparou sobre os mesmos com uma metralhadora que trazia embrulhada num tapete de orações. Os dois soldados israelitas tiveram morte imediata, tendo o atirador escapado.
Na Faixa de Gaza, as forças militares israelitas passaram em revista, durante a noite passada, um campo de refugiados palestinianos em Rafah, despoletando violentos confrontos que causaram ferimentos em oito paletsinianos.
Apesar da violência que perturbou hoje a aparente calma verificada nos últimos dias na região, Israel confirmou, esta tarde, aos Estados Unidos, em conversações em Bruxelas, que o primeiro-ministro israelita, ARiel Sharon, vai reunir-se com o seu homólogo palestiniano, Ahmed Qorei, na próxima semana. Este encontro será marcado pela retomada do “roteiro da paz” proposto pelos EUA para o território.
Entretanto, mediadores egípcios devem reunir-se esta quarta-feira com representantes das facções palestinianas , na Faixa de Gaza, para apresentar uma proposta de tréguas elaborada pelo enviado especial do Cairo, Omar Suleiman, e que foi discutida com Qorei e com o líder palestiniano Yasser Arafat na passada segunda-feira.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)