Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Ataques aéreos no Paquistão matam 18 rebeldes

Os ataques foram lançados na noite de sábado no distrito de Khyber.
26 de Outubro de 2014 às 08:27
Os Estados Unidos têm apelado a ações contra grupos militantes no Waziristão do Norte
Os Estados Unidos têm apelado a ações contra grupos militantes no Waziristão do Norte FOTO: Fayaz Aziz/Reuters

Dezoito rebeldes morreram em ataques aéreos lançados pelo exército do Paquistão perto da fronteira com o Afeganistão, informaram este domingo fontes militares.

Os ataques foram lançados na noite de sábado no distrito de Khyber, onde os talibãs e o grupo islamita armado Lashkar-e-Islam se refugiaram, informou o exército em comunicado.

A informação refere que um grande armazém de armas e munições foi destruído.

O Paquistão tem empreendido uma campanha contra grupos islamitas no cintura da região semiautónoma desde 2004, depois de o seu exército ter entrado na região em busca de combatentes da Al-Qaeda que atravessavam a fronteira após a invasão do Afeganistão pelos Estados Unidos.

O exército iniciou em junho uma ofensiva contra esconderijos de rebeldes no Waziristão do Norte, depois de um ataque no aeroporto de Carachi ter encerrado as negociações de paz entre o Governo e os talibãs.

O Waziristão do Norte, no noroeste do Paquistão, e próximo da fronteira com o Afeganistão, é referido como a maior base Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), movimento dos talibãs paquistaneses que lidera, desde 2007, uma sangrenta guerra contra o Governo de Islamabad.

Paquistão Afeganistão Al-Qaeda
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)