Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Atentado bombista mata na Turquia

Pelo menos cinco pessoas morreram e 14 ficaram feridas este sábado numa explosão a bordo de um mini-autocarro turístico na estação balnear de Kusadasi, no mar Egeu (oeste da Turquia), anunciou a agência turca Anatoli.
16 de Julho de 2005 às 11:11
A polícia suspeita que uma jovem bombista-suicida, entre os 16 e os 17 anos, poderá ter provocado a explosão, ocorrida às 10:30 locais (07:30 de Lisboa). Contudo ainda não há conclusões definitivas, segundo declarou um responsável local. Das cinco vítimas mortais, uma era britânica e outra de origem irlandesa. A turista irlandesa morta foi identificada como Tana Whalen, nascida em 1988. Os outros três mortos eram turcos.
De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, existem ainda cinco feridos ingleses, três dos quais em estado grave.
Em declarações à TSF, embaixador português em Ancara confirmou que não existem portugueses entre as vítimas deste atentado.
O mini-autocarro atingido pela explosão transportava turistas do centro da cidade de Kusadasi para uma praia desta unidade turística muito popular junto de visitantes estrangeiros.
O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, condenou o ataque terrorista, apresentou as condolências às familias das vítimas e apelou a todos aqueles envolvidos em actos terroristas a darem provas de humanidade.
Um grupo armado curdo, intitulado os Falcões da Liberdade do Curdistão, reivindicou este atentado.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)