Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Atentado contra consulado dos EUA

Um ataque terrorista junto ao consulado dos EUA na cidade paquistanesa de Peshawar matou ontem cinco pessoas, incluindo dois seguranças do edifício. Não há norte-americanos entre as vítimas deste atentado, que ocorreu poucas horas depois de um outro ataque em Lower Dim, contra o Partido Nacional Awami (ANP), que causou pelo menos 43 mortos.
6 de Abril de 2010 às 00:30
A explosão do carro armadilhado causou elevados prejuízos materiais no consulado dos EUA, que está sempre sob fortes medidas de segurança
A explosão do carro armadilhado causou elevados prejuízos materiais no consulado dos EUA, que está sempre sob fortes medidas de segurança FOTO: Faisal Mamahmood/Reuters

No ataque contra o consulado norte-americano estiveram envolvidos dois veículos. Segundo as autoridades locais, uma das viaturas estava armadilhada e explodiu junto a um posto de controlo do consulado. No outro carro seguiam mais militantes, que abriram fogo e lançaram granadas. Militares isolaram imediatamente a área e ordenaram aos residentes que se mantivessem dentro das casas, tendo conseguido abater os outros dois atacantes.

Este ataque coordenado foi reivindicado pelos taliban paquistaneses num telefonema feito por um porta-voz, Azim Tariq, à CNN. "Os americanos são nossos inimigos. Fomos nós que atacámos o consulado norte-americano e planeamos mais atentados semelhantes", afirmou.

Horas antes, um bombista suicida fez deflagrar os explosivos que trazia consigo num comício da ANP, partido da etnia pashtum, causando a morte a pelo menos 43 pessoas e ferimentos as 50. Os taliban negaram responsabilidades neste atentado.

APONTAMENTOS

CASA BRANCA CONDENA

A Casa Branca condenou o ataque contra o consulado de Peshawar. Recorde-se que as missões diplomáticas americanas no Paquistão já foram atacadas várias vezes.

DIPLOMATA MORTO

Em 2006, um diplomata norte--americano morreu num ataque suicida em Carachi.

MUDANÇA DE NOME

O Partido Awari celebrava a mudança do nome da Província da Fronteira Noroeste para Khyber-Pakhtunkhwa.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)