Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

ATENTADO EM MERCADO RUSSO

Pelo menos 11 pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas na sequência da explosão de uma bomba num mercado ao ar livre na cidade de Samara, na região centrol da Rússia.
4 de Junho de 2004 às 15:04
A explosão ocorreu cerca do meio-dia, no mercado de Kirov. Segundo as primeiras informações avançadas pelas equipas de socorro, as explosões podem ter sido provocadas por dias botijas de oxigénio que se encontravam numa das tendas do mercado.
Posteriormente, as autoridades locais confirmaram que a explosão foi provocada por uma bomba. No local foram encontrados indícios de que se tratava de um artefacto feito de plástico, com cerca de um quilo de peso, colocado a um metro de altura, junto às vias ferroviárias de uma linha de comboios que passa perto do mercado.
O número de vítimas da explosão podia ter sido superior, no entanto, a presença de uma cisterna no local protegeu as pessoas que aguardavam a chegada do comboio. No momento da explosão encontravam-se no mercado cerca de 300 pessoas.
Entre os cerca de 50 feridos registados, 38 encontram-se hospitalizados, cinco dos quais em estado considerado muito grave.
A polícia local iniciou uma investigação ao caso suspeitando de que se trata de um acto terrorista, no entanto, não descarta a possibilidade de a explosão ter sido provocada por um ajuste de contas entre as mafias locais.
A cidade de Samara está situada na região centro da Rússia, a cerca de 800 quilómetros da sudeste da capital Moscovo, sendo um dos principais centros industriais da bacia do rio Volga.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)