Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

ATENTADO NO AFEGANISTÃO

Pelo menos 16 pessoas morreram hoje perto de Kandahar, no Sul do Afeganistão, quando o autocarro em que viajavam passou sobre uma mina terrestre. Fontes policiais asseguram que o engenho explosivo foi colocado minutos antes por elementos da rede terrorista al-Qaeda, de Osama bin Laden.
31 de Janeiro de 2003 às 14:10
ATENTADO NO AFEGANISTÃO
ATENTADO NO AFEGANISTÃO
A explosão teve lugar por volta das 7h30, perto de Rambasa, 20 quilómetros a sul de Kandahar, a antiga capital espiritual do regime Taliban.

Testemunhas informaram que a explosão fez uma cratera de um metro de profundidade e que havia pedaços de corpos e sangue espalhados numa vasta área. Quinze das vítimas morreram instantaneamente e uma morreu a caminho do hospital. Apenas dois passageiros sobreviveram.

O Chefe da Polícia de Kandahar, Ustad Nazir Jan, assegura que este terá sido um ataque perpetrado pela al-Qaeda e com ligações a Gulbuddin Hekmatyar, um “senhor da guerra” considerado responsável por recentes explosões no Afeganistão durante os últimos meses. Antigo primeiro-ministro afegão regressado do exílio após a queda do regime Taliban, Hekmatyar não conseguiu chegar a um entendimento com a administração de Hamid Karzai. Nazir jan acrescentou que grandes grupos rebeldes leais a Hekmatyar atacaram as tropas americanas perto da fronteira com o Paquistão no início desta semana.

Cerca de 8.000 soldados americanos estão estacionados no Afeganistão, procurando Osama bin Landen e o lider Taliban, “mullah” Omar, bem como outros lideres e alguns grupos da al-Qaeda que não tenham atravessado a fronteira para o Paquistão. No entanto, os atentados terroristas vão acontecendo, sendo este o pior desde Setembro do ano passado, quando no mesmo dia, 26 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas numa explosão num carro armadilhado no centro de Cabul e o presidente Hamid Karzai sobreviveu a uma tentativa de assassinato.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)