Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

ATENTADO SUICIDA NA TCHETCHÉNIA

Pelo menos 54 pessoas morreram e cerca de 200 ficaram ontem feridas, num atentado terrorista contra um complexo governamental da administração tchetchena, na cidade de Znamenskoie, no Norte da república separatista russa.
12 de Maio de 2003 às 09:37
ATENTADO SUICIDA NA TCHETCHÉNIA
ATENTADO SUICIDA NA TCHETCHÉNIA
Por volta das 10h00 locais (07h00 em Lisboa), um ou mais terroristas suicidas invadiram o complexo com um camião carregado de explosivos, derrubando as barreiras da polícia e fazendo explodir a carga.
As forças de segurança ainda dispararam para tentar interceptar o veículo, mas não conseguiram. A explosão, que abriu uma cratera de 16 metros de diâmetro e 2,5 metros de profundidade, destruiu o edifício governamental, o quartel do Serviço Federal de Segurança russo (FSB, antigo KGB) e ainda oito casas das imediações.
As equipas de socorro deslocaram-se imediatamente ao local, para desenvolver buscas e tentar resgatar possíveis vítimas que tenham ficado sob os escombros, pelo que o número de mortos pode vir a aumentar.
O ataque foi atribuído aos rebeldes tchetchenos, que lutam pela independêndia de Moscovo, tendo o presidente russo, Vladimir Putin, dado ordens ao gabinete do Procurador-Geral e aos Serviços de Segurança Federais para abrir um inquérito.
"Este tipo de acções tem como objectivo travar a resolução política da situação na Tchetchénia. Não permitiremos qualquer acção deste tipo", afirmou o presidente russo.
ataque no daguestão
Entretanto, num outro ataque terrorista, o vice-ministro do Interior do Daguestão, Magomed Omarov, e o seu motorista ficaram feridos num atentado à bomba contra o automóvel em que seguiam, em Makhachkala, capital daquela república russa do Norte do Cáucaso.
Por sua vez, em Moscovo, mas sem qualquer ligação ao terrorismo, pelo menos dez operários morreram num incêndio no parque de estacionamento de um prédio em construção. Outras dez pessoas ficaram feridas numa explosão ocorrida num restaurante, suspeitando--se que haja pessoas enterradas sob os escombros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)