Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Atentado terrorista na Somália faz 15 mortos

Ataque foi reivindicado pelo grupo 'jihadista' Al Shabab.
20 de Junho de 2017 às 15:45
Um atentado com um carro armadilhado provocou esta terça-feira pelo menos 15 mortos e 23 feridos em Mogadíscio, a capital da Somália, um ato já reivindicado pelo grupo terrorista Al Shabab, informaram hoje fontes policiais.

A explosão, que segundo fontes citadas pela agência noticiosa Efe provocou 17 mortos, enquanto outros meios internacionais referem 15 mortos, ocorreu frente a um departamento governamental, no distrito de Wadajir, tendo sido enviadas diversas ambulâncias para o local.

Segundo as fontes policiais referidas pela Efe, o número de mortos pode aumentar nas próximas horas pelo facto de muitos feridos permanecerem em estado grave.

O atentado foi reivindicado pelo Al Shabab, que nos últimos meses perpetrou numerosos ataques contra hotéis e restaurantes da capital, com um balanço de dezenas de mortos.

Este foi o segundo ataque realizado pelo grupo 'jihadista' Somali desde o início do Ramadão, o mês sagrado para os muçulmanos.

Na quarta-feira, outras 25 pessoas foram mortas no assalto a um conhecido restaurante da capital, onde os 'jihadistas' se entrincheiraram com dezenas de reféns durante várias horas.

Nos últimos meses os membros da Al Shabab optaram por uma estratégia de confrontação direta e desencadearam diversos ataques contra bases militares da missão da União Africana na Somália (AMISOM), que provocaram a morte de centenas de soldados.

O Governo somali declarou em abril o "estado de guerra" no país para tentar erradicar o Al Shabab - filial da Al Qaida e que ainda controla amplas zonas do sul e do centro - e ofereceu uma amnistia aos seus membros que optem pela rendição.

Um recente relatório das Nações Unidas indica que o Al Shabab mantém a capacidade para desencadear ações em larga escala, no interior e no exterior da Somália, e considera que a situação de segurança do país africano "não melhorou".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)