Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Atentados em Atocha ocorreram há 5 anos

Faz esta quarta-feira cinco anos que a estação de Atocha, em Madrid (Espanha), foi alvo de atentados terroristas. Ataques que mataram 191 pessoas e feriram mais de duas mil. Mais de 60 pessoas continuam a receber assistência médica.
11 de Março de 2009 às 08:49
Atentados em Atocha ocorreram em 2004
Atentados em Atocha ocorreram em 2004 FOTO: D.R.

Laura Vega, agora com 31 anos, viajava para o trabalho a 11 de Março de 2004 quando foi atingida por uma das explosões. Hoje, Laura continua em coma.

Apesar de ser o caso mais trágico, Laura Vega é apenas uma das 61 pessoas que, cinco anos depois, continuam  receber tratamento médico. Outras três dezenas de pessoas estão em tratamento por síndrome pos-traumático, que para muitas das vítimas se agudiza em momentos como os aniversários dos atentados.

O balanço foi feito pela Conselheria da Saúde da Comunidade de Madrid, que precisa queos feridos que ainda não recuperaram totalmente deslocam-se regularmente a alguns dos hospital da capital espanhola, como o 12 de Outubro, La Paz, o Clínico ou o Príncipe das Astúrias, em Alcalá de henares.

Recorde-se que nos últimos cinco anos foram inaugurados dezenas de monumentos, placas e praças em honra das vítimas dos ataques terroristas, sendo o mais emblemático a gigante peça de cristal instalada na estação de Atocha, em cujo interior estão registados os nomes de todos os mortos e mensagens deixadas pelo cidadãos.

Estes monumentos, placas e praças servem para recordar o sucedido e condenar o terrorismo.

Espanha assinala esta quarta-feira o quinto aniversário sobre os atentados com iniciativas um pouco por todo o país.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)