Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Atentados terroristas fazem 10 mortos

O Iraque viveu esta sexta-feira um dia negro, com vários ataques e atentados terroristas a tirarem a vida a 10 pessoas.
2 de Agosto de 2013 às 21:14

Ataques e atentados terroristas causaram hoje a morte a 10 pessoas no Iraque, entre as quais sete polícias e soldados, e ferimentos a outras sete, anunciaram fontes do Ministério do Interior à agência Efe.

Quatro militares foram mortos pela explosão de uma bomba, quando estavam em patrulha, na zona de Al Shuri, situada 50 quilómetros a sul da cidade de Mossul, no norte iraquiano.

Na zona, um grupo armado, que se deslocava de carro, matou, com armas dotadas de silenciador, um polícia num posto de controlo em Hasan Kaui, a 70 quilómetros a oeste de Mossul.

Já a sul de Kirkuk, dois soldados foram mortos e quatro feridos por desconhecidos, num posto de controlo, em Al Rashad, 250 quilómetros a norte de Bagdade.

As mesmas fontes acrescentaram que foram abatidos dois homens armados num confronto com militares na aldeia de Al Shebali, na província de Salahedin, também a norte da capital.

Entretanto, a explosão de uma bomba no bairro de Al Azamiya, a norte de Bagdade, causou a morte a um civil e ferimentos a outros três.

O Iraque está a assistir ao recrudescimento da violência, com vários atentados, em particular contra as forças da ordem e a comunidade xiita, que se intensificaram desde o início do mês sagrado muçulmano do Ramadão, em 10 de julho.

O Governo iraquiano informou na quinta-feira que em julho a violência causou a morte no país a 989 pessoas, na sua maioria civis, o que o tornou o mês com mais vítimas em cinco anos.

ataque atentado terrorista Iraque morte
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)