Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

ATÍPICA REGRESSA NO INVERNO

O novo director-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Jong Wook Lee, aconselha a manutenção dos esforços na luta contra a o Síndroma Respiratório Grave (SRA), conhecido por pneumonia atípica, pois poderá haver uma retoma da doença no Inverno.
17 de Julho de 2003 às 17:26
ATÍPICA REGRESSA NO INVERNO
ATÍPICA REGRESSA NO INVERNO
Preparando-se para assumir o cargo que pertencia à norueguesa Gro Harlem, Lee afirma que é prioritário reforçar o “sistema mundial de vigilância de epidemias”, descobrir a origem do vírus da SRA e criar um teste com um diagnóstico fiável. A mesma fonte declarou ainda que “o mais importante é descobrir se a origem animal do vírus pode novamente atacar o homem e provocar uma nova epidemia”.
A pneumonia atípica, que fez mais de 800 mortos entre Novembro de 2002 e Julho de 2003, revela sinais de abrandamento mas não se deve excluir o risco de um ressurgimento do surto. A OMS prevê que a atípica dê “muito trabalho neste Inverno e no próximo ano” e declara que o objectivo último deste combate não pode ser apenas o controlo da doença, mas a sua erradicação.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)