Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Aumenta apoio a jornal dinamarquês

Vários jornais europeus reproduziram as 12 caricaturas do profeta Maomé numa acção de apoio ao diário dinamarquês ‘Jyllands-Posten’, que originalmente publicou as imagens que geraram a indignação por parte dos governos muçulmanos e protestos contra a Dinamarca.
1 de Fevereiro de 2006 às 17:44
A publicação francesa ‘Soir’, o alemão ‘Die Welt’, ‘La Stampa’ em Itália e o ‘El Periodico’ em Espanha reproduziram as imagens originalmente divulgadas pelo jornal diário dinamarquês a 30 de setembro último.
As caricaturas em causa – onde se pode ver imagens do profeta Maomé com um turbante em forma de bomba e com o rastilho aceso -, gerou protestos nas nNações árabes, sanções diplomáticas e ameaças de morte. O jornal ‘Jyllands-Posten’ já se desculpou publicamente.
Na terça-feira, as instalações na Dinamarca foram evacuadas de emergência devido a uma ameaça de bomba. Entretanto, o ministro da Defesa dinamarquês revelou a existência de uma ‘fatwa’ (um édito religioso) alegadamente emitido contra as tropas dinamarquesas estacionadas no Iraque.
Ver comentários