Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

AUMENTA NÚMERO DE MORTOS DE EXPLOSÃO EM MINA CHINESA

Subiu para pelo menos 78 o número de mortos provocados por uma explosão registada na passada quarta-feira numa mina de carvão de Daping, na província de Henan, na região central da China, noticiou esta quinta-feira a agência noticiosa estatal Xinhua.
23 de Outubro de 2004 às 13:43
AUMENTA NÚMERO DE MORTOS DE EXPLOSÃO EM MINA CHINESA
AUMENTA NÚMERO DE MORTOS DE EXPLOSÃO EM MINA CHINESA FOTO: d.r.
Entretanto, as equipas de resgate continuam a lutar contra o relógio para tentar encontrar os 71 mineiros ainda dados como desaparecidos, numa altura em que as esperanças para os resgatar com vida são cada vez menores à medida que o tempo avança.
A explosão ocorrida na mina de Daping foi o acidente mais grave deste tipo verificado nos últimos anos na China. Os acidentes em minas de carvão são bastante comuns na China, cuja indústria mineira é considerada a mais perigosa do Mundo ao nível da segurança.
Num outro acidente trágico, ocorrido também quarta-feira, 29 mineiros estão também dados como desaparecidos na província de Hebei, no Norte do país, depois de a mina em que trabalhavam ter ficado inundada. Ainda nesse mesmo dia, uma fuga de gás matou outros 12 mineiros, em Chongqing (sudeste).
Numa sequência alarmante de acidentes, sexta-feira passada, uma outra explosão verificada numa mina de carvão na província central de Hubei provocou a morte a pelo 15 mineiros e ferimentos noutros seis, numa altura em que aumentam as necessidades de carvão por parte da indústria chinesa.
A principal razão para a ocorrência de frequentes explosões nas minas chinesas é a falta de segurança das instalações, que na maior parte dos casos não possuem equipamentos de ventilação adequados para extrair o gás natural ali acumulado.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)