Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Australianos matam duas crianças no Afeganistão

Duas crianças afegãs, que guardavam gado, foram mortas na passada quinta-feira por soldados australianos, durante um confronto com talibãs no sul do Afeganistão, anunciaram este sábado o governador da província e a força internacional da NATO na região.
2 de Março de 2013 às 19:59

As duas crianças, de 7 e 8 anos, foram abatidas por descuido, quando os militares australianos responderam a tiros de rebeldes talibans, disse o governador da província de Uruzganm Amir, Mohammad Akhundzada.

"As crianças foram mortas por soldados australianos, foi um acidente que se deveu a um erro" e não a tiros "deliberados", acrescentou o governador, acrescentando que os rebeldes dispararam os primeiros tiros, contra um helicóptero que transportava militares da Austrália.

A força internacional da NATO no Afeganistão (Isaf) "lamentou profundamente" a morte dos pequenos pastores e salientou que a entidade se esforça por reduzir as perdas de civis, um tema de discussão constante entre o Presidente afegão, Hamid Karzai, e os aliados da NATO.

O comandante da Isaf, general Joseph Dunford, apresentou em comunicado as suas "desculpas pessoais e as condolências" à família dos dois rapazes, prometendo-lhes ajuda e garantindo que a força da NATO assume "a inteira responsabilidade desta tragédia".

soldados australianos matam duascrianças Afeganistãoerro descuido
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)