page view

Autarcas brasileiros de visita a Israel chegam à Jordânia após vários dias escondidos em 'bunkers'

Grupo foi escoltado por militares israelitas até à fronteira.

16 de junho de 2025 às 15:21

Um grupo de 12 autarcas brasileiros, que estava de visita a Israel e foi apanhado de surpresa pelo início da guerra deste país contra o Irão, conseguiu, esta segunda-feira, chegar à vizinha Jordânia, depois de vários dias de medo e tensão em 'bunkers'. O grupo viajou num autocarro e foi escoltado por militares israelitas até à fronteira com a Jordânia e deve seguir para a Arábia Saudita para viajar de volta ao Brasil.

Ao todo, o governo de Israel convidou 47 autoridades brasileiras para visitarem o país e participarem numa feira de tecnologia direcionada à gestão pública, entre presidentes da câmara, secretários municipais e vereadores, mas os restantes 35 consideraram a viagem até à Jordânia perigosa demais num momento em que caem vários mísseis iranianos e preferiram permanecer protegidos em território israelita.

Entre os convidados que foram até Israel estão o governador do estado de Rondónia, Marcos Rocha, e autarcas de cidades importantes, como Álvaro Damião, presidente da Câmara de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, e Cícero Lucena, presidente da Câmara de João Pessoa, capital do estado da Paraíba.

A saída desse primeiro grupo de autoridades brasileiras foi articulada entre as diplomacias do Brasil, de Israel e da Jordânia, com a intermediação da CNM, Confederação Nacional de Municípios Brasileiros. O restante do grupo deve tentar sair nos próximos dias, estando a ser avaliado se por terra, pela mesma rota, em direcção à Jordânia, se pela fronteira com o Egipto, ou ainda se pelo mar, rumo a Chipre.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8