Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

AUTOR DO VÍDEO PRESO PELA POLÍCIA DE L.A.

O homem que gravou em vídeo o espancamento de um jovem negro por polícias brancos de Los Angeles foi ontem detido pelas autoridades, e foi hospitalizado horas depois, por motivos desconhecidos. Pouco antes, tinha confessado a um amigo que estava com medo da Polícia.
12 de Julho de 2002 às 22:05
Mitchell Crooks, o autor das imagens que nos últimos dias correram mundo mostrando um adolescente negro a ser brutalmente espancado por vários polícias brancos, foi detido na quinta-feira à noite à porta dos estúdios da cadeia de Televisão CNN, onde ia dar uma entrevista. Testemunhas no local afirmam que o homem gritou várias vezes por socorro antes de ser empurrado para uma carrinha da Polícia e levado do local.

Horas depois, Crooks deu entrada num hospital de Los Angeles para ser radiografado, sendo desconhecida a razão deste exame. O seu advogado, que estava presente mas não foi autorizado a falar com ele, disse que Crooks estava “amarrado à maca” mas não aparentava qualquer ferimento ou lesão corporal. A passagem de Crooks pelo hospital durou pouco mais de duas horas, tendo o detido regressado imediatamente aos calabouços da Polícia de Los Angeles.

Horas antes da detenção, Crooks havia confessado a um amigo que estava com medo da Polícia. “Ele disse-me que se a Polícia o apanhasse, não sabia o que fariam com ele”, afirmou o amigo à CNN.

As autoridades justificaram a detenção de Crooks com um mandato referente a 1999, altura em que o autor do vídeo foi condenado a sete anos de cadeia por roubo, condução sob o efeito do álcool e fuga do local de um acidente. Crooks nunca chegou a cumprir a pena, estando o mandato pendente desde essa altura. A Polícia não adiantou qualquer explicação para a passagem de Crooks pelo hospital.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)