Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Auxílio internacional a caminho de Tonga após tsunami devastador

NASA diz que explosão de vulcão foi 500 vezes mais forte do que a da bomba nuclear de Hiroxima.
Ricardo Ramos 20 de Janeiro de 2022 às 08:24
A carregar o vídeo ...
Novas imagens mostram rasto de destruição em Tonga após tsunami devastador
A ajuda internacional deverá começar a chegar a Tonga nas próximas horas, quase uma semana após o violento tsunami causado pela explosão do vulcão Hunga Tonga-Hunga Haa’pai, que matou pelo menos três pessoas e devastou várias ilhas.

Dois navios da Marinha neozelandesa carregados com água, alimentos, medicamentos e abrigos de emergência deverão chegar às primeiras horas de sexta-feira a Naku’alofa. Por seu lado, a Austrália tem dois Hércules C-130 carregados de ajuda humanitária prontos a descolar assim que o aeroporto da capital for reaberto, o que poderá acontecer ainda esta quarta-feira, assim que estiver terminada a limpeza das cinzas que cobrem a pista. A China e o Japão aguardam também ‘luz verde’ para enviar ajuda. Segundo a Cruz Vermelha, a maior urgência é o fornecimento de água potável, já que as reservas do arquipélago estão contaminadas com cinzas, detritos e água do mar.

Entretanto, a NASA estimou ontem que a explosão do vulcão terá tido uma força de 5 a 10 megatoneladas, o que equivale a cerca de 500 vezes a energia libertada pela bomba nuclear de Hiroxima.
Tonga-Hunga Haa Tonga ajuda Hunga acidentes e desastres desastres meteorológicos
Ver comentários
}