Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Avalanches causam mais de 200 mortos na Índia

Uma série de avalanches ocorridas no passado fim-de-semana na região de Caxemira sob controlo da Índia causou pelo menos 225 mortos, de acordo com o mais recente balanço divulgado, esta quarta-feira, pelas autoridades locais, que refere ainda cerca de 300 pessoas desaparecidas.
23 de Fevereiro de 2005 às 08:41
Avalanches causam mais de 200 mortos na Índia
Avalanches causam mais de 200 mortos na Índia FOTO: d.r.
Fortes nevões registados na região situada junto aos Himalaias, considerados os piores dos últimos 40 anos, provocaram grandes avalanches, que arrastaram centenas de casas. As equipas de resgate prosseguem os trabalhos para tentar recuperar eventuais sobreviventes e os corpos das vítimas.
Terça-feira à noite, foram recuperados 50 corpos em Qazigund, na parte sul da Caxemira indiana, revelou uma fonte policial, acrescentando que helicópteros do Exército estão a lançar comida e cobertores sobre as localidades que ficaram isoladas pela neve.
Ainda de acordo com esta mesma fonte, em alguns sectores da linha de controlo que divide a região de Caxemira entre a Índia e o Paquistão a neve atinge mais de 20 metros de altura.
Situada nos Himalaias com uma população maioritariamente muçulmana, a região de Caxemira tem sido alvo de disputas entre os dois países desde a independência da Inglaterra e partilha do subcontinente indiano em 1947.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)