Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Avião diverge para a Irlanda após piloto entornar café no painel de controlo do áudio

Companhia recomenda o uso de suportes para copos que são fornecidos aos pilotos.
12 de Setembro de 2019 às 18:37
Café
Café FOTO: Twitter / iStockphoto

Um avião Airbus A330 com destino ao México foi obrigado a divergir para a Irlanda enquanto sobrevoava o Oceano Atlântico devido a um curto-circuito provocado por uma distração do piloto. 

O piloto entornou café quente no painel de controlo do áudio, dentro do cockpit, provocando um curto-circuito. O cheiro a queimado e o fumo tornaram-se muito evidentes. 

O facto do painel de controlo do áudio ter ficado danificado originou uma dificuldade nas comunicações, de acordo com a Investigação de Acidentes Aéreos. 

O incidente ocorreu esta quarta-feira e resultou no desvio da aeronave, que tinha partido de Frankfurt, na Alemanha, para Shannon, na Irlanda.

O fumo não provocou dificuldades respiratórias a nenhum dos 326 passageiros e 11 elementos da tripulação que se encontravam a bordo.

Um avião divergir custa às companhias aéreas entre 11 mil euros a 89 mil euros dependendo do tamanho do aparelho e para onde diverge. 

O relatório sobre o incidente concluiu que o piloto colocou o copo de café numa mesa de bandeja - onde os objetos são "vulneráveis ??de serem derrubados" - apesar da companhia recomendar que os pilotos usem os suportes para copos fornecidos.

Oceano Atlântico Irlanda Airbus A330 México economia negócios e finanças transportes aviação
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)