page view
21 de dezembro de 2022 às 17:36

"O homem do ano para os EUA": Biden dá as boas-vindas a Zelensky na Casa Branca

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou à Casa Branca, em Washington, pelas 14h00 desta quarta-feira (19h00, em Lisboa), para se reunir com o seu homólogo norte-americano, Joe Biden.

À entrada da Casa Branca, Zelensky foi recebido, com guarda de honra, pelo próprio chefe de Estado norte-americano e pela primeira-dama Jill Biden, tendo tirado uma fotografia protocolar com o casal presidencial.

Os dois líderes dos países conversaram e Biden aproveitou o momento para agradecer a presença de Zelensky e dizer-lhe que "é o homem do ano para os EUA", em referência à revista Time, na qual o presidente russo foi considerado "Man of the year" ("Homem do ano").

O avião que transportou o Presidente ucraniano para os Estados Unidos aterrou esta quarta-feira numa base aérea perto de Washington, capital norte-americana, onde irá mais tarde proferir um discurso no Congresso.

Zelensky vai tentar, nos Estados Unidos, "enviar uma mensagem desafiante aos invasores russos", afirmou um alto funcionário da Administração Biden.

Na conta pessoal da rede social Twitter, o Presidente ucraniano disse, antes de iniciar da partida para Washington, que a sua primeira viagem conhecida para fora da Ucrânia desde o início da guerra, em fevereiro, destina-se a "fortalecer a resiliência e as capacidades de defesa" de Kiev e a discutir a cooperação com os Estados Unidos.

Quarta-feira, 21 de dezembro de 2022 às 17h59

EUA enviam 1,75 mil milhões de euros em ajuda militar à Ucrânia incluindo mísseis Patriot

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira que fornecerão ajuda militar à Ucrânia no valor de 1,85 mil milhões de dólares (1,75 mil milhões de euros), incluindo uma bateria de mísseis Patriot, quando o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, é esperado em Washington.

Quarta-feira, 21 de dezembro de 2022 às 18h43

Kremlin diz que viagem de Zelensky aos EUA não traz nada de bom

O Kremlin disse esta quarta-feira que nada de bom viria da viagem do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a Washington, nos EUA. Os russos acrescentaram ainda que não viam qualquer possibilidade de diálogo com Kiev.

"O fornecimento de armas continua e a gama de armas fornecidas está a expandir-se. Tudo isto, naturalmente, leva a um agravamento do conflito. Isto não augura nada de bom para a Ucrânia", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Quarta-feira, 21 de dezembro de 2022 às 19h06

Joe Biden dá as boas-vindas a Zelensky na Casa Branca

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi recebido esta quarta-feira pelo presidente dos EUA, Joe Biden, na Casa Branca em Washington.

@ZelenskyyUa arrives @WhiteHouse to meet with @POTUS to discuss continued US support for Ukraine's defense against Russia's invasion. pic.twitter.com/FCrS2NdVRi

— CEPA (@cepa) December 21, 2022

Zelensky, EUA, Biden
Zelensky, EUA, Biden FOTO: Direitos Reservados
Quarta-feira, 21 de dezembro de 2022 às 20h10

EUA defendem "paz justa" para os ucranianos, garante Biden a Zelensky

O Presidente norte-americano, Joe Biden, garantiu esta quarta-feira na Casa Branca ao homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, que os Estados Unidos defendem uma "paz justa" para a Ucrânia e manterão o apoio militar, em concreto para defesa aérea.

"Apoiamos a Ucrânia na procura de uma paz justa", destacou Biden no início da sua reunião com Zelensky, na Sala Oval da Casa Branca.

Quarta-feira, 21 de dezembro de 2022 às 21h59

"Os americanos vão ficar convosco, o tempo que for preciso", diz Biden

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, e o presidente da Ucrânia, Volodomyr Zelensky, deram uma conferência em conjunto, esta quarta-feira, na Casa Branca, nos EUA, e Biden garantiu que "os norte-americanos vão ficar" ao lado "do povo ucraniano" durante "o tempo que for preciso".

Quarta-feira, 21 de dezembro de 2022 às 22h09

"Estamos a lutar por uma vitória conjunta e tenho a certeza que vamos ganhar", diz Zelensky

O presidente ucraniano agradeceu o apoio do país norte-americano e garantiu a certeza da vitória de uma "batalha conjunta".

Zelensky reforçou ainda que "a rússia tem de ser responsabilizada por tudo o que está a fazer".

Quarta-feira, 21 de dezembro de 2022 às 22h20

"Putin vai falhar e não vai conseguir ocupar a Ucrânia na totalidade", acredita Biden

O presidente norte-americano disse que não se devia "substimar o impacto que a guerra está a ter na Rússia" e que Putin "vai falhar" e "não vai conseguir ocupar a Ucrânia na totalidade". Biden referiu ainda que era importante para o líder russo ver o presidente dos EUA com Zelensky, ver que "estão unidos", para "perceber que não vai conseguir" dominar a Ucrânia.

Quarta-feira, 21 de dezembro de 2022 às 22h25

"Garantiu que não ia haver invasão": Zelensky revela que enviou "várias mensagens" a Putin

Os jornalistas presentes na conferência de imprensa, esta quarta-feira, na Casa Branca, pediram a Zelensky para deixar uma mensagem a Putin. O presidente ucraniano começou por referir que estava "no mesmo pódio que Biden porque o respeita como pessoa, como presidente e ser humano" e que considerava aquele "um momento histórico".

Zelensky disse que enviou "várias mensagens a Putin", em 2019, e que este "garantiu que não ia haver invasão, "mas estava a mentir". "Ele está a destruir a nossa vida", acrescentou o presidente ucraniano.

Quarta-feira, 21 de dezembro de 2022 às 22h59

Mísseis Patriot criarão "espaço aéreo seguro" para ucranianos

Joe Biden e Volodymyr Zelensky destacaram esta quarta-feira que o sistema de mísseis de defesa Patriot, que os Estados Unidos vão fornecer à Ucrânia, será fundamental para a criação de um espaço aéreo seguro para os ucranianos.

Quarta-feira, 21 de dezembro de 2022 às 23h06

Zelensky diz que "paz justa" não envolve cedências na integridade territorial

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, realçou esta quarta-feira em Washington que uma "paz justa" para terminar com a guerra da Rússia contra a Ucrânia não implica "nenhuma cedência" na integridade territorial ucraniana.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8