Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

AZNAR VENCE ZAPATERO

No debate sobre o Estado da Nação em Espanha, o primeiro-ministro José María Aznar venceu o líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), José Luis Rodríguez Zapatero, de acordo com uma sondagem feita pela Sigma-Dos para o jornal El Mundo.
3 de Julho de 2003 às 00:00
Entre os cidadãos espanhóis que seguiram as sessões, na sua totalidade ou parcialmente, através dos meios de comunicação, 48,7 por cento deram vitória clara a Aznar. Somente 23 por cento dos inquiridos manifestaram opinião contrária, considerando Zapatero vencedor. Os restantes 28,3 por cento disseram não saber ou recusaram responder.
Recorde-se que já no ano passado, Aznar saíra vencedor, mas com 42,8 por cento contra 40,7 por cento para Zapatero, o que revela que a popularidade do secretário-geral do PSOE está em queda livre.
Além de perderem o debate, segundo esta sondagem, os socialistas sofreram ainda um revés no segundo dia do debate sobre o Estado da Nação quando viram chumbada a sua proposta para alterar a lei eleitoral de forma a ser possível expulsar deputados que cometam actos de deslealdade para com a formação política pela qual foram eleitos. Só a Esquerda Unida apoiou o PSOE, já que o Partido Popular, a Convergência e União e a Coligação Canária votaram contra e o Grupo Misto e o Partido Nacionalista Basco abstiveram-se.
Com esta alteração, o PSOE pretendia punir Eduardo Tamayo e María Teresa Sáez os dois deputados transfugas da Assembleia regional de Madrid que impediram a eleição do socialista Rafael Simancas para a presidência da Comunidade.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)