page view

Baleia com arnês feito para transportar câmaras GoPro suspeita de ser espiã russa

Beluga foi encontrada por pescadores noruegueses.

29 de abril de 2019 às 17:50

Pescadores noruegueses encontraram uma baleia branca (uma beluga) em alto mar e repararam que o animal tinha no dorso um arnês onde seria possível colocar uma câmara de captura de imagens ou uma arma. No equipamento em causa podia ler-se uma etiqueta em que estava escrito "equipamento de São Petersburgo". Especialistas noruegueses referem que este animal pode ter sido treinado pelos russos para espionagem.

Segundo os pescadores, em entrevista à televisão pública norueguesa e citados pelo jornal The Guardian, o animal aproximou-se do barco com um comportamento invulgar, a tentar puxar as cordas do navio. Como o animal parecia amigável, os pescadores conseguiram facilmente tirar-lhe o arnês onde puderam ler "equipamento de São Petersburgo".

"Se esta baleia vem da Rússia — e há fortes razões para acreditar que sim — então não foram os cientistas russos que fizeram isto, mas sim as forças navais russas", disse um investigador norueguês à NRK.

Esta não seria a primeira vez que animais são usados para espionagem. De acordo com o The Guardian, na década de 80, a União Soviética treinou golfinhos para que estes conseguissem detetar armas submersas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8