Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

BALONISTA ATERRA NA AUSTRÁLIA

O balonista norte-americano Steve Fosset aterrou o seu “Spirit of Freedom” numa região rural da Austrália, terminando uma viagem de 14 dias, durante os quais percorreu 31.380 quilómetros e conseguiu ser o primeiro a dar a volta ao mundo em voo solitário de balão.
4 de Julho de 2002 às 09:51
A foto da chegada
A foto da chegada FOTO: Trevor Collens
O grande balão dourado aterrou no rancho Durham Downs, no Sul do Estado australiano de Queensland, esta manhã (22h30 de quarta-feira à noite, em Lisboa). Fosset esperava aterrar ontem de manhã, mas teve de passar mais um dia no ar devido a excesso de vento junto ao solo.

Horas antes de aterrar, um depósito de gás propano na cápsula do balão incendiou-se. O balonista conseguiu apagar as chamas, efectuando uma descida rápida. O incidente teve origem na turbulência gerada pelas emanações de uma exploração de gás natural.

Depois de aterrar, Fosset garantiu ter terminado as suas aventuras de balão. O milionário norte-americano já tinha tentado por cinco vezes dar a volta a mundo Na quarta tentativa, em 1998, o balão foi atingido por um relâmpago e caiu, de uma altura de 8.800 metros, no Mar do Coral. Em 2001, Fosset foi forçado a aterrar de emergência no Brasil, devido a uma tempestade, e a cápsula foi arrastada no solo, por mais de um quilómetro.

As viagens de balão terminaram para Fosset, mas este aventureiro ainda não pôs fim à sua extraordinária actividade. A próxima aventura será levar um planador até ao limite da atmosfera terrestre.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)