Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Banda Larga chega a África

A Internet de alta velocidade e a baixo custo vai chegar a África e a outros mercados emergentes em 2010, no âmbito do plano ‘Outros 3000 milhões’, criado pelo maior banco da Europa, o HSBC, a empresa Google e o operador por cabo Liberty Global.
10 de Setembro de 2008 às 17:21
Banda Larga
Banda Larga FOTO: Direitos Reservados

O grupo O3b Networks, que resulta de uma parceria com aquelas três entidades, pretende criar uma rede de satélites que permitam aos operadores de telecomunicações e aos provedores de serviços de Internet oferecer conexões em banda larga às pessoas e empresas que ainda usufruem da rede.

Segundo o grupo, a opção pelos satélites, que substituem outras tecnologias de armazenamento de rede, torna o serviço economicamente rentável e fácil de implementar.


Durante uma conferência de imprensa em Berlim, na Alemanha, o ministro das Finanças da África do Sul, Trevor Manuel, felicitou o projecto, assinalando que “a falha de informação é muito real e clara, tudo o que podermos fazer a contrariar deve ser encorajado”.

 

Após a sua participação numa iniciativa das Nações Unidas sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, Trevor Manuel, frisou que “a informação é poder, um suporte da democracia e da tomada de decisões.” Até ao lançamento, estima-se que este projecto tenha um investimento de 460 milhões de euros.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)