Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Bandeira da UE hasteada no Parlamento de Kiev

Zelensky sublinhou a importância do momento e voltou a pedir à União Europeia uma adesão rápida.
Correio da Manhã 2 de Julho de 2022 às 10:10
O momento simbólico em que a bandeira da UE foi hasteada no hemiciclo
O momento simbólico em que a bandeira da UE foi hasteada no hemiciclo FOTO: ANDRII NESTERENKO
A bandeira da União Europeia foi esta sexta-feira hasteada pela primeira vez no Parlamento ucraniano, depois de o país ter sido formalmente aceite como candidato à adesão no recente Conselho Europeu.

"A Ucrânia tem agora uma perspetiva muito clara para pertencer à União Europeia, algo que parecia quase inimaginável há cinco meses", disse a presidente da Comissão Europeia, que assistiu ao ato simbólico por videoconferência e avisou que o caminho para a adesão será longo e difícil.

"Terão um longo caminho a percorrer, mas a Europa estará ao vosso lado a cada passo, pelo tempo que for necessário, destes dias negros de guerra até ao momento em que atravessarem a porta que conduz à nossa União Europeia", afirmou Ursula von der Leyen.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, sublinhou a importância do momento e voltou a pedir à União Europeia uma adesão rápida. "O nosso percurso até à adesão não pode demorar décadas. Temos de percorrer este caminho o mais rapidamente possível", apelou Zelensky, pedindo aos deputados para aprovarem sem demora todas as reformas necessárias para cumprir os rigorosos critérios de adesão.

"Isto só depende de nós", afirmou o Presidente.
Ver comentários
}