Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Barbie lança bonecas para homenagear mulheres envolvidas na luta contra a Covid-19

Seis profissionais de saúde de todo o mundo foram recriadas em bonecas, com o objetivo de "inspirar a próxima geração" de crianças.
Correio da Manhã 4 de Agosto de 2021 às 20:49
A carregar o vídeo ...
“É estranho ter uma Barbie criada à minha imagem”, diz cientista responsável pela vacina da AstraZeneca
A marca responsável pela criação da Barbie - Mattel - produziu seis bonecas inspiradas em profissionais de saúde que estiveram na linha da frente no combate à Covid-19.

Mulheres cientistas do Reino Unido, dos EUA, do Canadá, da Austrália e do Brasil são a inspiração da marca.

As homenagens vão para a cientista responsável pela vacina da AstraZeneca, Sarah Gilbert; a enfermeira que tratou o primeiro doente Covid em Nova Iorque, Amy O'Sullivan; a investigadora brasileira Jaqueline Goes de Jesus, que liderou uma equipa no estudo de uma nova variante da Covid; a médica Audrey Cruz, de Las Vegas, que se envolveu com outros profissionais para lutar contra a discriminação racial durante a pandemia; Chika Stacy Oriuwa, uma psiquiatria canadense na Universidade de Toronto, que lutou contra o racismo na área da saúde e Kirby White, uma médica australiana, pioneira na produção de uma bata cirúrgica que pode ser lavada e reutilizada por trabalhadores da linha de frente durante a pandemia.

Sarah Gilbert revelou, em comunicado, que espera que aquela criação inspire as crianças a seguirem carreira na área da saúde. "Espero que isso torne mais normal para as meninas pensarem em carreiras na ciência", disse a professora da Universidade de Oxford que desenvolveu a vacina da AstraZeneca.

A vice-presidente da Barbie, Lisa McKnigt, sublinhou que o objetivo das recriações da histórica boneca é inspirar as crianças a interessarem-se pelas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

"A Barbie reconhece os sacrifícios que todas as profissionais da linha de frente enfrentaram ao longo da pandemia. Por isso, estamos a partilhar as suas histórias, para inspirar a próxima geração a seguir esse caminho de heróis", contou.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Barbie Covid-19 Saúde AstraZeneca Sarah Gilbert Covid questões sociais sociedade (geral)
Ver comentários