Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Barcelona: Mil saem à rua contra fascismo e xenofobia

Cerca de mil pessoas saíram este domingo às ruas em protesto contra o fascismo em Barcelona, numa concentração organizada por grupos anti-sistema como resposta a outra que se organizará às 18h00 pelo partido xenófobo Plataforma per Catalunya (PxC).
2 de Outubro de 2011 às 14:17
Cerca de mil pessoas protestaram nas ruas de Barcelona contra o fascismo
Cerca de mil pessoas protestaram nas ruas de Barcelona contra o fascismo FOTO: Reuters

Na manifestação podia ler-se numa faixa a frase: “Fascismo nunca mais”.  Os manifestantes afirmavam palavras de ordem - "contra o fascismo, acção directa", - e gritavam contra o presidente da PxC, Josep Anglada.

A marcha começou com uma hora de atraso devido a questões internas quanto ao trajecto da manifestação que pretendia seguir até à Praça de Sant Jaume, na baixa da capital catalã. A Polícia fez várias barreiras evitando os diferentes percursos pretendidos pelos manifestantes e colocou mais de 500 agentes nas ruas para evitar confrontos.

Às 18h00 locais (17h00 em Lisboa) deste domingo está prevista uma outra manifestação na praça de Sant Jaume contra o fascismo, com raiz na PxC.  

Os manifestantes anti-sistema leram um manifesto em que qualificam de "alarmante" e "decepcionante" que se tenha cedido um espaço tão emblemático como a praça de Saunt Jaume "aos principais representantes hoje em dia na Catalunha do discurso do ódio, o racismo e o fascismo".

Barcelona manifestação anti-fascismo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)