Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Ataque a base aérea iraquiana com tropas dos EUA deixa quatro soldados feridos

Oito rockets Katyusha foram lançados contra a base de Balad.
Lusa 12 de Janeiro de 2020 às 16:26
Militares dos EUA
Militares dos EUA FOTO: Getty Images
Quatro pessoas ficaram feridas, este domingo, num ataque à base aérea militar da cidade de Balad, no Iraque, que abriga tropas e pessoal norte-americanos. Em comunicado citado pela Reuters, as forças armadas iraquianas anunciaram que dois oficiais fazem parte da lista de feridos do ataque com oito rockets Katyusha que atingiram o complexo que fica a 80 km a norte de Bagdad. 

Fontes militares, citadas pela a agência notíciosa, revelaram ainda que sete bombas de morteiro caíram na pista da base localizada dentro do espaço militar.  

De acordo com o exército iraquiano, quase todas as tropas norte-americanas já deixaram a base, localizada em Balad, na sequência da escalada de tensão entre os Estados Unidos e o Irão. O comunicado é omisso relativamente a este tema, não havendo qualquer referência ao clima de tensão entre os dois países ou dados sobrem quem pode ter perpetrado o ataque de hoje. 

Na quarta-feira passada, o Irão lançou mais de uma dúzia de mísseis contra duas bases iraquianas, em Ain al-Assad e Arbil, que albergam tropas norte-americanas.

Essa ação foi assumida pelos Guardas da Revolução iranianos como uma "operação de vingança" da morte do general Qassem Soleimani, comandante da força de elite Al-Quds, que morreu num ataque aéreo em Bagdad, capital do Iraque, ordenado pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
EUA AFP distúrbios guerras e conflitos Mundo Iraque
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)