Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

BEBÉ TIRADA À MÃE

É dramático, mas aconteceu e revela até que ponto pode chegar a perversidade humana. A Austrália está em estado de choque depois de ter sido tornado público o rapto de uma bebé recém-nascida, arrebatada à sua mãe, que está verdadeiramente inconsolável e traumatizada com o sucedido. Desconhecem-se ainda os motivos do crime.
9 de Agosto de 2004 às 00:00
Os factos ocorreram no passado sábado, no parque de estacionamento subterrâneo de um centro comercial de Melbourne, onde a mãe da criança tinha ido às compras. Um homem e uma mulher lançaram gás pimenta para o rosto da mãe, Anita Ciancio, de 27 anos, esmurraram-na, empurraram-na para o chão e roubaram a criança, Montana Barbaro, com apenas três semanas de vida, que se encontrava num dos bancos do automóvel da progenitora. Em seguida, puseram-se em fuga noutro veículo.
Anita já suplicou aos raptores para não maltratarem a sua filha. "Por favor, cuidem dela; tem apenas três semanas de vida e é uma bebé preciosa. Ela precisa de ser bem tratada e de estar bem quentinha e protegida e, por favor, peço-vos que a mantenham num sítio seguro e chamem a Polícia", implorou a mãe da recém-nascida.
A Polícia, que lançou uma mega--operação de busca, anunciou que os raptores ainda não contactaram as autoridades ou a família da criança. Saliente-se que permanecem ainda envoltas em mistério as razões que levaram os raptores, totalmente desconhecidos da família da vítima, a "arrancarem" a bebé recém-nascida dos cuidados maternais.
No entanto, foi já colocada a hipótese de o rapto ter sido premeditado por uma mulher frustrada (eventualmente a raptora) que pretendia, a todo o custo, ter uma criança aos seus cuidados. Curiosamente, foi a mulher e não o homem a retirar Montana da viatura; e chegou a acariaciar a bebé.
De acordo com Tony Cecchin, detective da Polícia, trata-se de um caso altamente invulgar. "Estamos extremamente preocupados com o bem-estar de Montana", declarou, o que demonstra bem a forma como este drama familiar está a mobilizar, até, as próprias autoridades, que já fizeram um apelo público aos raptores e a quem, eventualmente, possa fornecer pistas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)