Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Bebé gorila nasce após cesariana rara

Parto no Jardim Zoológico de Bristol.
Cátia Carmo 23 de Fevereiro de 2016 às 20:51
Cria de gorila que nasceu há onze dias no Jardim Zoológico de Bristol
Cria de gorila que nasceu há onze dias no Jardim Zoológico de Bristol FOTO: Facebook

Pela primeira vez, um gorila veio ao mundo através de uma cesariana. Kera, uma mãe gorila do Jardim Zoológico de Bristol, no Reino Unido, deu à luz uma pequena cria. O parto foi forçado depois de a progenitora apresentar sintomas potencialmente fatais de pré-eclâmpsia.

Apesar de ter nascido com dificuldades respiratórias e de pesar pouco mais de um quilo, a pequena cria, ainda sem nome, recebeu os cuidados necessários por parte dos veterinários da instituição e, atualmente com onze dias, já se encontra bem. A mãe também está a recuperar.

"O nascimento de qualquer gorila é um evento raro e emocionante, mas o nascimento de um bebé gorila por cesariana é ainda mais incomum", explicou John Partridge, curador sénior dos animais em Bristol, ao site The Guardian.

O animal foi avaliado, numa primeira fase, por veterinários do jardim zoológico, mas foi a David Cahill, professor de Medicina Reprodutiva e Educação Médica na Universidade de Bristol e ginecologista no Hospital St. Michael, a quem coube a responsabilidade de fazer a cesariana.

"Juntamente com o facto de ter ajudado os meus próprios filhos a nascer, esta é provavelmente uma das maiores conquistas da minha vida e uma coisa que nunca vou esquecer", acrescentou David Cahill.
Gorila cesariana Jardim Zoológico de Bristol jardim zoológico Bristol Reino Unido
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)