Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Belgas indignados com forças policiais

A Polícia belga está novamente sob o olhar crítico da população, na sequência do desaparecimento de duas meninas na mesma cidade onde o pedófilo e ‘serial killer’ Marc Dutroux raptou duas raparigas há onze anos.
14 de Junho de 2006 às 00:00
Stacey Lemmens, de sete anos
Stacey Lemmens, de sete anos FOTO: EPA
Stacy Lemmens, de sete anos, e Nathalie Mahy, de onze, que são meias-irmãs, desapareceram no passado sábado quando, acompanhadas pelos pais, brincavam numa festa de rua, em Saint Léonard, Liège. Após ter sido fortemente criticada e mesmo acusada de incompetência por não ter conseguido localizar Dutroux a tempo de salvar as vidas de algumas vítimas, agora a Polícia belga volta a ser alvo da indignação dos belgas por não conseguir localizar as crianças desaparecidas e dificilmente será perdoada se fracassar de novo.
As autoridades suspenderam mesmo as buscas depois de não terem conseguido localizar as crianças, tendo feito apenas uma detenção. A Polícia, que passou a ‘pente fino’ as imediações do local do desaparecimento das meninas, recorreu mesmo a um helicóptero para procurar pistas junto às margens do rio Meuse. Aparentemente dominada pela ansiedade para evitar uma repetição do famoso ‘caso Dutroux’, a Polícia colocou nas ruas um contingente de mais de meia centena de agentes.
Desde o desaparecimento das meninas, nenhuma eventual testemunha ocular contactou ainda as autoridades policiais, pressionadas pela falta de pistas que possam conduzir às crianças. Nem sequer os seus computadores e telemóveis, já examinados, forneceram qualquer pista.
A população teme o regresso de ‘fantasmas’ do passado: “Todos pensam em Dutroux; estamos apavorados“, afirmou Arthur Covers, presidente de uma associação de proprietários de lojas nas imediações do local do desaparecimento. Nenhuma hipótese foi excluída, mas se se confirmar que as meninas foram raptadas, a lei belga prevê duras penas. A não ser que apareçam em cinco dias.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)