Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Bélgica bate recorde de país europeu sem governo

A Bélgica bate o recorde, no sábado, da mais longa crise política na Europa. O máximo pertencia até então à Holanda, que levou 208 dias para formar governo em 1977. Caso o país não consiga estabelecer um novo governo até 30 de Março, bate o recorde mundial de 289 dias, do Iraque em 2009.

7 de Janeiro de 2011 às 17:49
Rei Alberto II recebeu a resignação do mediador nesta quinta-feira
Rei Alberto II recebeu a resignação do mediador nesta quinta-feira FOTO: Sábado

A demissão na quinta-feira do mediador escolhido pelo rei Alberto II para procurar um consenso entre os partidos flamengos e francófonos, veio adensar ainda mais a crise política instalada.

Johan Vande Lanotte apresentou a sua resignação ao rei, após os separatistas flamengos se terem recusado a discutir um plano de transferência de poderes para as regiões. Frustrado, terá confessado: “Pode-se levar um cavalo à água, mas não podemos forçá-lo a bebê-la”, acrescentando ainda que “não existe vontade suficiente para negociar” de ambas as partes.

O país tem vivido nos últimos sete meses sob a direcção do primeiro-ministro cessante Yves Leterme, social-democrata flamengo. Apesar da instabilidade política, o país presidiu com eficácia à União Europeia no segundo semestre de 2010, de acordo com os observadores.

Os analistas políticos consideram que a Bélgica não pode continuar muito mais tempo a adiar decisões a longo prazo e alertam o contágio da crise financeira ao país, que está endividado em mais de cem por cento do seu PIB.

A Bélgica já está a sofrer alguns alertas. No final do ano a taxa de juro sofreu um aumento superior a quatro por cento e a agência financeira Standard and Poor’s prevê que mesmo que o défice belga desça, o país não está livre de um contágio.

O recorde anterior belga, de 194 dias sem governo, foi ultrapassado a 25 de Dezembro. A Bélgica tem um sistema político caracterizado por vários níveis de governo, com instâncias locais, regionais e comunitárias, ao que a ausência de poder central é sentida de forma diferente. O país está sem governo desde 13 de Junho de 2010, data das últimas eleições.

belgica holanda iraque crise política governo recorde
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)