Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Bélgica tira documentos a 15 jovens que iam para a Síria

As autoridades federais vigiam outros 160 cidadãos suscetíveis de viajar para território sírio.
31 de Outubro de 2016 às 13:42
O ministro do Interior belga Jan Jambon
O ministro do Interior belga Jan Jambon FOTO: Getty Images
O ministro do Interior belga, Jan Jambon, retirou o cartão de identidade e passaporte em 2016 a 15 jovens que pretendiam viajar da Bélgica para a Síria, onde opera o grupo extremista Estado Islâmico (EI), informou a imprensa local.

Segundo o jornal "La Dernière Heure", os jovens são pequenos delinquentes, extremistas, traficantes e consumidores de droga com idades compreendidas entre os 17 e 28 anos, que estavam preparados para partir de "forma iminente", de acordo com o ministério do Interior.

Os jovens, cujas identidades não foram reveladas, residiam em Borgerhout e Opoeteren (na região da Flandres, no norte do país), em Schaerbeek, Laejken, Jette, Glain, Jumet e Tamines (na região francófona meridional).

De acordo com o ministro, as autoridades federais vigiam outros 160 cidadãos suscetíveis de viajar para território sírio controlado pelo Daesh.

Desde 05 de janeiro, Jambon pode retirar documentos de identidade a cidadãos belgas somente com o consentimento do Órgão de Coordenação para Análises de Ameaça (OCAM).

A retirada tem uma duração de três meses e pode ser prolongada a mais três, com o objetivo de que, nesse período, as autoridades vigiem a pessoa radicalizada e consigam que abandone o extremismo.

Se o processo não alcançar resultados, segundo especialistas consultados pelo jornal, as pessoas visadas podem ser presas depois da intervenção dos tribunais.

"Esta é uma das 30 medidas adotadas pelo Governo para lutar contra o terrorismo", declarou ao periódico o porta-voz do ministro, Oliver Van Raemdonck.

Sem cartão de identidade ou passaporte, é muito complicado atravessar a fronteira turca para a Síria, referiu o jornal belga.
daesh bélgica terrorismo terroristas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)