Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Bento XVI proclama seis novos santos

O Papa Bento XVI proclamou este domingo, perante mais de 80 mil peregrinos, seis novos santos, entre os quais Mary Hellen Mackillop, a primeira santa australiana, e Alfred Bessete, primeiro santo do Canadá.

17 de Outubro de 2010 às 12:46
Bento XVI proclamou seis novos santos perante uma multidão de 80 mil pessoas
Bento XVI proclamou seis novos santos perante uma multidão de 80 mil pessoas FOTO: EPA

Os outros novos santos são a monja espanhola Cándida María de Jesús Cipitria y Barriola (1845-1912), fundadora das Filhas de Jesus; o polaco Stanislaw Soltys Kazimierczyk (1433-1489), sacerdote dos Canónicos Regulares Lateranenses; as monjas italianas Giulia Salzano (1846-1929), fundadora da Congregação das Irmãs Catequistas do Sagrado Coração, e Battista Camilla da Varano (1458-1524), da Ordem de Santa Clara.

A primeira santa do continente australiano, Mary Hellen Mackillop (1842-1909) foi fundadora da Congregação das Irmãs de São José do Sagrado Coração. Quanto a Alfred Bessette (1845-1937), era membro da Congregação  de Santa Cruz.

Os seis novos santos foram proclamados cerca das 10h45 (09h45 em Lisboa). Além das palavras do Papa, ouvia-se música sacra na fachada da basílica, onde estavam os seis retratos dos religiosos homenageados.

Na cerimónia esteve a monja jesuíta Carmen del Val Rodríguez, que padecia de uma doença incurável e se curou de um modo inexplicável  para a ciência, um milagre que levou a madre Cándida aos altares.

Milhares de peregrinos australianos com bandeiras, chapéus de cowboy  e lenços coloridos marcaram presença na praça de S.Pedro no Vaticano para  assistir à missa de canonização da primeira santa australiana.

Emilia Mourani, de 36 anos, oriunda de Sidney, é uma dos muitos australianos  que se deslocaram ao Vaticano. "Rezei a ela e ela ajudou-me. É por isso  que estou aqui, quero agradecer-lhe", disse, ostentando um boné de basebol e vestida com as cores da Austrália.

A australiana Mary MacKillop era uma religiosa rebelde que enfrentou  a hierarquia católica e denunciou um padre pedófilo, o que lhe valeu a excomunhão temporária.

Segundo dados do Vaticano, cerca de seis mil australianos devem estar este domingo entre os 50 mil peregrinos que vão assistir à missa de canonização de religiosos.

Nos seus cinco anos de Pontificado, Bento XVI já proclamou 34 santos  e quase 600 beatos. Realizou oito cerimónias de canonização, sete delas no Vaticano e uma no Brasil.     

Bento XVI Papa Santos Vaticano
Ver comentários