Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Bill Gates alerta: Mundo regrediu 25 anos na saúde e riqueza com a pandemia

Em pouco mais de 25 semanas, a Covid-19 apagou os progressos feitos mundialmente.
Correio da Manhã 16 de Setembro de 2020 às 10:31
Bill Gates
Bill Gates
Bill Gates
Bill Gates
Bill Gates
Bill Gates

Bill Gates, o cofundador da Microsoft, fez um alerta para a regressão que o mundo sofreu com a chegada da pandemia. Em pouco mais de 25 semanas, a Covid-19 apagou todos os progressos feitos ao longo de 25 anos no que toca aos cuidados de saúde e riqueza. 

A pandemia deu não só um rombo nas carteiras da população como fez também decair a saúde e tornou os ricos mais ricos e os pobres cada vez mais pobres em quase todos os países do mundo.

"Este ano foi diferente, foi único", defendeu numa vídeoconferência com jornalistas antes do lançamento do relatório Goalkeepers 2020 da Fundação Bill & Melinda Gates, uma iniciativa que pretende analisar o progresso mundial em indicadores de pobreza, saúde e bem-estar, saneamento, educação e outras metas de desenvolvimento sustentável.

"A Covid-19 não só parou o progresso, como o fez regredir", alertou. 

A pandemia piorou a desigualdade. A última vez que os países entraram em regressão quase ao mesmo tempo foi em 1870. O número de pessoas a entrar na pobreza extrema tem vindo a aumentar à medida que a pandemia se propaga.

Há crianças que deixaram de receber vacinas, outras deixaram as escolas para nunca mais voltar. A pobreza global está a aumentar pela primeira vez em 20 anos e não afeta apenas os países mais pobres. 

Bill Gates Covid-19 questões sociais filantropia pobreza
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)