Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Bin Laden ameaça com mais ataques (COM VÍDEO)

O líder da al-Qaeda, Osama bin Laden, reivindicou ontem o atentado frustrado contra um avião norte-americano no Dia de Natal e ameaçou com novos ataques contra os EUA, numa gravação áudio ontem difundida pela al-Jazeera.
25 de Janeiro de 2010 às 00:30
EUA não confirmam, para já, a autenticidade da mensagem atribuída ao líder da al-Qaeda
EUA não confirmam, para já, a autenticidade da mensagem atribuída ao líder da al-Qaeda FOTO: d.r.

"De Osama para Obama: a mensagem entregue pelo herói Umar Farouk Abdulmutallab confirma as mensagens anteriores dirigidas pelos heróis do 11 de Setembro", afirmou o líder da rede terrorista numa mensagem dirigida directamente ao presidente dos EUA. Recorde-se que Abdulmutallab foi o terrorista que tentou fazer explodir, no Dia de Natal, um avião que viajava para Detroit.

"Se fosse possível dirigir-vos as nossas mensagens por palavras, não as teríamos veiculado através de aviões", afirma ainda o líder da al-Qaeda, adiantando que os ataques contra os EUA vão continuar e que a América "não estará segura enquanto não for estabelecida a segurança na Palestina". "Os nossos ataques vão prosseguir enquanto continuar o vosso apoio aos israelitas. Não é justo que os americanos vivam em paz enquanto os nosso irmãos de Gaza vivem nas piores condições", afirmou o líder da al-Qaeda.

A Casa Branca não confirmou, para já, a autenticidade da gravação, afirmando que a mesma está a ser analisada. A divulgação da mensagem ocorre poucos dias antes da realização em Londres de uma conferência internacional sobre o Afeganistão. n *com agências

MULHERES BOMBISTAS SÃO NOVA ARMA

Um grupo de mulheres bombistas suicidas não árabes terá sido recentemente enviado pela al--Qaeda para atacar alvos no Ocidente. Segundo a edição on-line do jornal britânico ‘Daily Mail’, as autoridades inglesas foram avisadas para ficarem alerta em relação a mulheres não árabes, sem antecedentes de ligações a grupos terroristas e, possivelmente, com passaportes ocidentais, que terão escapado de um ataque recente contra um campo de treino da al--Qaeda no Iémen. Segundo as autoridades, estas mulheres poderão tentar atacar aviões ocidentais com explosivos líquidos escondidos sob a roupa, tal como tentou fazer o nigeriano Ummar Farouk Abdulmatullab.

APONTAMENTOS

AFEGANISTÃO

A última mensagem conhecida de Osama Bin Laden data de 25 de Setembro do ano passado, quando o líder da al-Qaeda exigiu a retirada das tropas europeias do Afeganistão. A gravação, posta a circular na internet, foi divulgada poucos dias antes das eleições legislativas alemãs.

'AL-QAEDA ARÁBICA'

O atentado terrorista frustrado contra o avião da Northwest Airlines foi reivindicado no dia 28 de Dezembro do ano passado pela al-Qaeda na Península Arábica, organização que tem o seu centro de operações no Iémen. Terá sido esta organização a treinar Ummar Farouk Abdulmutallab.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)