Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

BIN LADEN ESTEVE TRÊS VEZES NA MIRA

Osama bin Laden, o líder da al-Qaeda e responsável pelos ataques terroristas de 2001 em Nova Iorque e Washington, esteve por três vezes na mira de aviões não tripulados de vigilância nos céus do Afeganistão antes do fatídico 11 de Setembro. No início desse ano, o presidente George W. Bush, acabado de tomar posse, foi informado do facto, mas não foi rápido a reagir.
25 de Junho de 2003 às 19:56
Predator
Predator
Poucos dias depois de tomar posse, George W. Bush foi informado de que aviões não tripulados “Predator”, em missão nos céus do Afeganistão, tinham já por três vezes detectado o próprio Bin Laden, tendo-lhe sido sugerido que armasse esses aviões e autorizasse uma operação de eliminação do alvo.
O debate sobre a matéria durou até uma semana antes do 11 de Setembro, sem conseguir ultrapassar o impasse sobre a que departamento seria atribuída a tutela dos aparelhos – Cia ou Pentágono – e sobre se os mísseis destinados aos “Predators” seriam os mais adequados. Uma semana depois do 11 de Setembro, os “Predators” regressaram aos céus do Afeganistão, onde desempenharam – e continuam a desempenhar – um importante papel na guerra ao terrorismo, já armados e beneficiando das suas características quase furtivas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)