Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

BLAIR NEGA 'AFFAIRE'

O primeiro-ministro britânico Tony Blair desmentiu ontem, veementemente, as alegações de que terá mantido um "relacionamento íntimo" com Carole Caplin, amiga e conselheira da sua esposa, Cherie. A acusação é feita pelo conhecido vigarista Peter Foster - figura central do escândalo que ficou conhecido como 'Cheriegate' - num livro que será publicado em breve.
9 de Março de 2004 às 00:00
BLAIR NEGA 'AFFAIRE'
BLAIR NEGA 'AFFAIRE' FOTO: Gerry Penny
"A única coisa que Foster pretende é angariar publicidade para o seu livro. Não fazemos qualquer intenção de levar estas acusações a sério", afirmou um comunicado do gabinete do primeiro-ministro. A posição foi reforçada pelo ministro da Saúde, John Reid, que lembrou que Foster "não passa de um vigarista condenado, que já esteve preso no Reino Unido, nos EUA e na Austrália".
Toda esta agitação foi provocada pelo livro de memórias de Peter Foster, um australiano que em Dezembro de 2002 esteve no centro do 'Cheriegate', um escândalo que ameaçou seriamente a credibilidade do casal Blair. Resumidamente, Foster foi acusado de ter arranjado um bom 'desconto' ao casal Blair na compra de dois apartamentos, em troca de favores jurídicos da esposa do primeiro-ministro num processo legal que visava evitar a sua extradição do Reino Unido.
Na altura, Foster pediu desculpas e jurou que nunca pretendeu prejudicar o casal Blair, mas deixava no ar a possibilidade de vingança, agora consumada num explosivo livro no qual, entre outras coisas, afirma que a sua ex-namorada e amiga de Cherie, Carole Caplin, manteve um "relacionamento íntimo" com o primeiro-ministro. Segundo Foster, Carole e Blair estavam constantemente a falar ao telefone e costumavam dar "longos passeios nos bosques". Ainda de acordo com Foster, a relação chegou ao ponto em que era Carole quem aconselhava a Blair o que vestir - incluindo a roupa interior - e o que dizer nos seus encontros com outros estadistas. Ela desmente tudo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)