Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Bolsonaro diz que não viu filme brasileiro candidato ao Óscar mas que é "uma porcaria"

"Eu lá vou perder tempo com uma porcaria dessas?", disse o presidente do Brasil sobre filme brasileiro nomeado para o Óscar.
Domingos Grilo Serrinha e correspondente no Brasil 14 de Janeiro de 2020 às 17:04
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, considerou esta terça-feira "uma porcaria" o filme brasileiro "Democracia em Vertigem", da realizadora Petra Costa, selecionado pela academia de Hollywood para concorrer ao Óscar 2020 na categoria documentário. Bolsonaro fez a avaliação depreciativa apesar de ter dito que não viu nem pretende ver o filme, que documenta o tumultuado processo de impeachment que em 2016 levou à destituição da então presidente brasileira, Dilma Rousseff.

"Eu lá vou perder tempo com uma porcaria dessas?", respondeu Jair Bolsonaro ao ser questionado esta terça-feira à saída da residência oficial em Brasília se já tinha visto o filme de Petra, que horas antes tinha criticado nas suas redes sociais.

Ao saber que o filme tinha sido indicado pelos membros da academia norte-americana para disputar o Óscar de melhor documentário deste ano, Bolsonaro criticou a obra com palavras duras. Ele disse que o filme não tem nada de documentário e que é uma peça de ficção que só deve ser apreciada por aves de rapina, que só comem cadáveres e coisas podres.

"Ah!, não, Petra. Ficção?...", escreveu Bolsonaro, para depois vincar ainda mais a sua opinião negativa pelo filme que os especialistas de Hollywood escolheram como um dos melhores, a ponto de estar na disputa pelo Oscar:"Para quem gosta do que o urubu come, é um bom filme", rematou.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)