Um ataque a tiro à Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, na área de Grande São Paulo, no Brasil, levou à morte de oito pessoas, entre as quais cinco alunos menores. Há ainda um número indeterminado de feridos.
As restantes vítimas mortais são duas funcionárias da escola e o tio de um dos assassinos e proprietário de uma loja de automóveis, de onde roubaram o carro para se dirigirem ao estabelecimento de ensino.
A polícia confirmou a
identidade dos dois atiradores. Um deles é Luiz Henrique de Castro, que faria 25 anos neste sábado, dia 16 e março, e o outro é Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos.
De acordo com a imprensa brasileira, os autores das mortes entraram na escola encapuzados e abriram fogo dentro do estabelecimento de ensino. Terão feito pelo menos 30 disparos.
Após dispararem, Guilherme Monteiro, de 17 anos, matou Luiz Henrique, de 25 anos, e suicidou-se de seguida. Segundo a polícia, os dois tinham um pacto de que fariam o ataque e depois se matariam. A dupla andava a pesquisar na Internet massacres em escolas dos Estados Unidos.
Imagens divulgadas pelas redes sociais mostram que um dos atiradores usava um capuz com o desenho de uma caveira, vestia uma t-shirt e calças pretas e luvas na mão direita. Tinha com ele várias munições. Ainda não se sabe a motivação do crime nem a identidade dos criminosos. Terão usado uma pistola de calibre .38, bestas e facas.
A
Globo relata que uma testemunha disse que viu um dos agressores com um arma de fogo e outro, com uma faca. A PM encontrou no local armas, arco e flecha, objetos que parecem ser coquetéis molotov e uma mala com fios, estando a ser investigada a hipótese de terem sido usados explosivos.
O ataque começou durante um intervalo, quando grande parte dos alunos estava a comer. A dupla percorreu vários espaços do estabelecimento escolar, disparando contra alunos e funcionários antes de ambos se suicidarem.
As equipas do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes foram chamadas para dar apoio às 9h50 (12h50 em Lisboa).
Segundo a Polícia Militar, pelo menos 17 pessoas ficaram feridas e foram levadas para hospitais da região. Dez adolescentes foram levados para o Hospital Santa Maria, que fica a 300 metros da unidade de ensino.
Em atualização