Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Brasil bate recorde de produção de veículos

Três milhões e meio de veículos foram fabricados.
9 de Dezembro de 2013 às 16:38
Brasil bateu recordes no fabrico de automóveis
Brasil bateu recordes no fabrico de automóveis FOTO: Bloomberg via Getty Images

O Brasil atingiu, em novembro, a marca histórica de três milhões e meio de veículos fabricados, o maior número da história da indústria automóvel brasileira até agora. Mesmo antes de o ano terminar, os fabricantes brasileiros já tinham ultrapassado a marca de 3,1 milhões de veículos registada em 2012, o que representava, já no final do mês passado, um aumento de produção de 11,8%.
   
Além de bater recordes no fabrico de automóveis e veículos comerciais leves, o Brasil atingiu igualmente números recorde no que respeita a máquinas agrícolas, mostrando a pujança do campo na atual economia do país. Também até novembro, tinham sido fabricados 94 mil equipamentos agrícolas, 20,7% a mais do que os produzidos nas fábricas brasileiras em 2012.

Não foi apenas o mercado interno que impulsionou esse aumento produtivo, as exportações tiveram um acréscimo ainda mais significativo em 2013. De acordo com os dados disponíveis até final de novembro, o Brasil exportou 522,9 mil veículos, número 29,4% maior que o registado no ano anterior.

Especialistas na área prevêem no entanto que o sucesso de 2013 pode não se repetir em 2014. É que, além de o governo já ter avisado que no próximo ano subirá o imposto que incide sobre a indústria automóvel, que em 2013 beneficiou de uma redução fiscal, a obrigatoriedade de os fabricantes incluírem nos veículos novos equipamentos de segurança deve fazer os preços dos veículos subirem e, provavelmente, afastar alguns compradores.

indústria automóvel recorde produção veículos Brasil fabricantes
Ver comentários