Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Brasil: Carlos Lupi pede demissão

O ministro brasileiro do Trabalho, Carlos Lupi, pediu ontem a sua demissão à Presidente Dilma Rousseff, o que faz subir para sete o número de baixas no governo desde o início da actual gestão, em Janeiro.
5 de Dezembro de 2011 às 00:32
Carlos Lupi pediu demissão a Dilma Rousseff
Carlos Lupi pediu demissão a Dilma Rousseff FOTO: Ricardo Moraes/Reuters

O pedido de demissão foi feito numa reunião com a governante brasileira, à tarde, e confirmado numa nota oficial publicada no site do Ministério do Trabalho do Brasil.

No comunicado, Lupi diz que decidiu deixar o Governo, numa decisão de "carácter irrevogável", devido à "perseguição política e pessoal" da comunicação social e à divulgação do parecer da Comissão de Ética da Presidência da República que recomendou sua exoneração.

De acordo com o ministro, o parecer condenou-o com base nas notícias e sem lhe dar direito de defesa.

Lupi afirmou ainda que sua saída tem como objectivo evitar que "o ódio das forças mais reacionárias e conservadoras" do Brasil contra o trabalhismo contagie outros sectores do Governo.

"Saio com a consciência tranquila do dever cumprido, da minha honestidade pessoal e confiante por acreditar que a verdade sempre vence", conclui o comunicado assinado pelo ministro.

A demissão de Lupi acontece após uma série de denúncias de irregularidades no seu ministério. A crise começou no início de Novembro, com uma reportagem da revista Veja que acusava assessores da pasta de cobrar "luvas" de organizações não-governamentais (ONG) sob suspeita.

brasil dilma rousseff carlos lupi
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)