Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Brasil pede à OMC mediação com a Índia sobre subsídios no setor do açúcar

A petição é o primeiro passo para apresentar uma ação formal contra os incentivos que a Índia oferece aos seus produtores de açúcar.
Lusa 27 de Fevereiro de 2019 às 16:36
Açúcar
Jair Bolsonaro
Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro
Açúcar
Jair Bolsonaro
Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro
Açúcar
Jair Bolsonaro
Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

O Governo brasileiro solicitou à Organização Mundial do Comércio (OMC) o início de um processo de consultas com a Índia, sobre os subsídios que aquele país concede ao setor do açúcar, informaram esta quarta-feira fontes oficiais.

De acordo com um comunicado conjunto emitido pelos Ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores do Brasil, a petição é o primeiro passo para apresentar uma ação formal contra os incentivos que a Índia oferece aos seus produtores de açúcar, que promovem o abastecimento desse setor, o que causa impacto nos preços internacionais.

A nota divulgada esta quarta-feira por ambas as pastas cita "cálculos de especialistas" segundo os quais a "oferta adicional" da Índia pode gerar, no período 2018-2019, uma queda nos preços de cerca de 25%, o que resultaria "numa perda de até 1,300 milhões de dólares (cerca de 1,142 milhões de euros) para os exportadores brasileiros ".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)