Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Brasil quer mais centrais nucleares

O ministro de Minas e Energia do Brasil, Edson Lobão, anunciou nesta sexta-feira que o país quer ampliar fortemente a sua capacidade nuclear para produção de energia. De acordo com Lobão, até final deste ano deve ser aprovada a construção de mais quatro centrais nucleares.
7 de Janeiro de 2011 às 16:03
Ministro de Minas e Energia do Brasil anunciou que, até final deste ano, deve ser aprovada a construção de mais quatro centrais nucleares
Ministro de Minas e Energia do Brasil anunciou que, até final deste ano, deve ser aprovada a construção de mais quatro centrais nucleares FOTO: Arquivo CM

Lobão informou que duas dessas centrais nucleares serão construídas em estados do Nordeste, junto à margem do caudaloso Rio São Francisco, que corta toda essa região do Brasil, pois centrais desse tipo precisam de grande quantidade de água. As outras duas serão construídas num dos três grandes estados do sudeste, São Paulo, Rio de Janeiro ou Minas Gerais.

Ainda de acordo com o ministro, só depois de uma reunião entre o governo, especialistas na área e a Comissão Nacional de Energia Nuclear é que serão definidas a localização e a capacidade dessas novas centrais. Também ainda não há estimativa do custo de cada uma delas, mas será com certeza, elevado.

Actualmente, o Brasil tem duas centrais nucleares em funcionamento, Angra I e Angra II, ambas em Angra dos Reis, no litoral do estado do Rio de Janeiro. Uma terceira, Angra III, está em fase inicial de construcção na mesma região e deve começar a operar em 2015.

edson lobão energia brasil nuclear
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)