Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Brasil recebe com festa turista número seis milhões

Advogada argentina chegou ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro proveniente de Buenos Aires.
5 de Dezembro de 2013 às 16:25
Nadja Panis é uma advogada argentina, de 30 anos, que viajou de Buenos Aires para o Rio acompanhada de várias amigas
Nadja Panis é uma advogada argentina, de 30 anos, que viajou de Buenos Aires para o Rio acompanhada de várias amigas FOTO: Direitos reservados

As autoridades brasileiras receberam, esta quinta-feira, com uma grande festa no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro o turista estrangeiro número seis milhões a visitar este ano o Brasil. A escolha recaiu sobre a advogada argentina Nadja Panis, de 30 anos, que viajou de Buenos Aires para o Rio acompanhada de várias amigas.

O número de seis milhões de visitantes estrangeiros num só ano é um recorde histórico para o Brasil. Desde 2005, quando atingiu os cinco milhões de turistas, o país não conseguia sair deste patamar, apesar de o número de visitantes estrangeiros aumentar todos os anos.

Em 2013, com um importante incremento de visitantes devido a dois importantes eventos internacionais, a Taça das Confederações, realizada em várias regiões do país em junho, e a Jornada Mundial da Juventude, que decorreu no Rio de Janeiro com a presença do Papa Francisco em julho, o número de estrangeiros que visitaram o Brasil deu um salto de mais de 300 mil pessoas, permitindo atingir hoje a marca recorde dos seis milhões.

Agora, os responsáveis pelo Turismo brasileiro já pensam em chegar aos 10 milhões em poucos anos, beneficiando de outros grandes eventos internacionais, como o Mundial de Futebol da FIFA, em 2014, e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

"Nós esperávamos chegar aos dez milhões de turistas estrangeiros em 2020, mas com os grandes eventos, como o Mundial, a nossa expectativa agora é atingirmos esse número até 2017", afirmou o presidente da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo), que participou na receção à turista seis milhões. "O crescimento do número de visitantes estrangeiros ao Brasil está acima da média mundial. No ano passado crescemos 5%, enquanto a média mundial foi de 3%", assinalou Flávio Dino.

FESTA E SURPRESA

 

Escolhida pelo facto de a Argentina ser o país que mais turistas envia para o Brasil, Nadja Panis foi recebida com muita música e doces típicos brasileiros, além de que ganhou um mapa da cidade do Rio de Janeiro e várias lembranças, bem um pacote turístico gratuito. Ela e uma das suas amigas vão poder passar alguns dias na cidade turística de Búzios, elegante praia no litoral do estado do Rio de Janeiro, com as despesas pagas pelo governo brasileiro.

Além de Nadja, outros 40 passageiros do voo que chegou da Argentina e onde se encontrava o turista seis milhões foram homenageados. Nas suas bagagens foram colocados sem eles saberem sensores eletrónicos e quando os turistas passaram pelo portão de desembarque carregando as malas um painel exibiu a mensagem "seja bem vindo", seguida do nome de cada um.

Segundo o Anuário Estatístico de Turismo de 2013, os países da América do Sul são os que mais visitantes enviam ao Brasil, 2,8 milhões, ou seja, quase metade do total. Em seguida, por continentes, seguem-se: a Europa, América do Norte, Ásia, África e, por fim, a Oceania.

Brasil turista Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro festa Nadja Panis
Ver comentários