Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Brasil vai construir cabo submarino para transmissão de dados com a Europa

Anúncio feito em Brasília pela Telebrás, empresa brasileira da área de comunicações.
16 de Janeiro de 2014 às 11:08
Brasil vai construir um gigantesco cabo submarino que atravessará o Oceano Atlântico até à Europa
Brasil vai construir um gigantesco cabo submarino que atravessará o Oceano Atlântico até à Europa FOTO: Getty Images

O Brasil vai construir um gigantesco cabo submarino próprio para a transmissão de dados com a Europa sem a necessidade de que essas informações passem por outros países. O anúncio foi feito, quarta-feira, em Brasília pela Telebrás, empresa brasileira da área de comunicações.

De acordo com o anúncio, vai ser criada uma empresa, denominada JVCO, para a construcção do cabo, que tem um custo estimado de 136 milhões de euros. A Telebrás terá uma participação de 35% nessa empresa, tendo um outro parceiro brasileiro, ainda a escolher, uma participação de 20%. Os restantes 45% serão assegurados pela empresa espanhola Islalink Submarine Cables.

A previsão é que as obras de construção deste novo cabo submarino para ligar o Brasil à Europa sejam iniciadas ainda em 2014. Se o calendário for cumprido e não ocorrerem problemas, as obras devem durar aproximadamente 18 meses, ficando concluídas no final de 2015 ou início de 2016.

Atualmente o Brasil e a Europa já estão ligados por um cabo submarino, que é usado quase exclusivamente para transmissão de voz e usado apenas na telefonia. O novo cabo será utilizado exclusivamente para transmissão de dados via internet e vai ser operado pelo Brasil, que passará assim a ter domínio total, por exemplo, sobre as questões relativas à segurança dos dados.

Hoje, a transmissão de dados entre a Europa e o Brasil passa pelos EUA, país acusado nos últimos meses de violar a privacidade de milhões de pessoas em todo o Mundo, nomeadamente cidadãos, empresas e autoridades brasileiras, entre as quais a presidente Dilma Rousseff.

Telebrás comunicações cabo Brasília
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)