Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Parlamento britânico aprova adiamento da saída do Reino Unido da União Europeia

Duração do adiamento fica ainda por saber.
14 de Março de 2019 às 17:23
Theresa May
Theresa May FOTO: Reuters
A moção do governo britânico a solicitar a extensão do artigo 50.º foi aprovada, pelo que Londres irá solicitar a Bruxelas o adiamento do Brexit. Fica ainda por saber a duração do adiamento. 

Parlamento rejeitou emenda do segundo referendo do Brexit 
O Parlamento britânico rejeita esta quinta-feira ao início da tarde a emenda para segundo referendo sobre o Brexit por esmagadora maioria. 334 deputados votaram contra e 85 votaram a favor.

Esta emenda foi apresentada pela ex-deputada conservadora Sarah Wollaston (que agora integra um Grupo Independente no parlamento composto por parlamentares que cindiram dos "tories" e dos trabalhistas). 
Este chumbo era já mais que certo, sobretudo depois de o Partido Trabalhista de Jeremy Corbyn ter anunciado que iria abster-se por considerar que não é este o momento oportuno para colocar esta hipótese em cima da mesa. Ainda assim, houve 25 deputados do "labour" a furar a orientação de voto e a apoiar a convocação de um segundo referendo. 

Recorde-se que após longos meses de indefinição, há poucas semanas Corbyn clarificou que os trabalhistas poderão apoiar uma nova consulta popular somente depois de verificada a impossibilidade de estabelecer uma união aduaneira com a UE

Como recorda o The Guardian, esta não é a primeira vez que a realização de outro referendo é rejeitada pela Câmara dos Comuns, que em dezembro de 2017 discutiu e votou essa possibilidade, na altura vencendo também o não à devolução da decisão aos eleitores.
Brexit política emenda referendo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)