Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Parlamento britânico rejeita todas as alternativas ao acordo de saída da UE

Quatro opções do Brexit foram chumbadas.
1 de Abril de 2019 às 22:12
Theresa May
Theresa May
Theresa May
Theresa May
Theresa May
Theresa May
Theresa May
Theresa May
Theresa May
O parlamento britânico chumbou, esta segunda-feira, as quatro moções que se apresentavam como alternativas para a saída do Reino Unido da União Europeia. Na Casa dos Comuns, o plano para um segundo referendo foi o que reuniu mais votos mas deputados rejeitaram todas as opções para um melhorado Brexit.

As duas propostas que tinham obtido mais votos na primeira votação, na quarta-feira passada na Câmara dos Comuns, a realização de um referendo sobre qualquer acordo de divórcio concluído com Bruxelas e o estabelecimento de uma união aduaneira com a União Europeia (UE), foram rejeitadas com 292 votos contra e 280 a favor (uma diferença de 12 votos) e 276 votos contra e 273 a favor (uma diferença de apenas três votos), respetivamente.

A terceira proposta, de um modelo "Noruega +", também conhecida como "Mercado Comum 2.0", que previa a manutenção do Reino Unido no mercado único - o que seria sinónimo de liberdade de circulação de bens, capitais, serviços e pessoas, como na Noruega -, mas a isso acrescentando a exigência de uma união aduaneira específica com a UE, ou seja, de uma política aduaneira e comercial comum, também não obteve o apoio necessário dos deputados britânicos.
política Reino Unido da União Europeia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)